Venda de SUVs na OLX dobra no primeiro trimestre de 2021

Levantamento aponta que o Jeep Compass lidera com folga os rankings de crescimento em vendas, anúncios e buscas na plataforma

A venda de utilitários esportivos (SUVs) por meio da OLX, a maior plataforma de compra e venda online de automóveis do Brasil, praticamente dobrou durante o primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2020. De acordo com o mais recente levantamento elaborado pela OLX, de janeiro a março, a comercialização de SUVs por meio da plataforma atingiu um crescimento acentuado de 96,5%; evolução esta que é quase o triplo da obtida com a venda de automóveis no mesmo período (33,6%).


Ainda segundo a pesquisa, o Jeep Compass abocanhou a liderança dos rankings de crescimento em vendas, procuras e anúncios de utilitários esportivos (SUVs) na OLX. O modelo, que também é produzido no Brasil, na fábrica da Jeep, em Goiana (PE), obteve um espantoso avanço de 174,4% no trimestre, seguido pelo Renegade, outro SUV da Jeep, montado no mesmo local, e que anotou 128,1% de crescimento no período. A lista segue com o Hyundai ix35, com 115,8% de aumento nas vendas, Honda HR-V (98%), Kia Sportage (94,9%) e Toyota Hilux (90,6%) e Ford Ecosport (84,6%). Mitsubishi Pajero (75,3%), Renault Duster (74,1%) e Hyundai Tucson (71,6%) fecham o ranking.


“O aquecimento nos índices de vendas, buscas e anúncios de utilitários esportivos seminovos e usados na OLX é um reflexo do mercado de SUVs de segunda mão como um todo, e decorrente do encarecimento e da escassez de modelos zero-quilômetro verificada na virada do ano”, explica Flávio Passos, vice-presidente de Autos e Comercial da OLX.

Quando o assunto é procura, o trio formado pelos modelos Jeep Compass, Honda HR-V e Jeep Renegade também conseguiu os melhores índices de crescimento, com 74,3%, 58,7% e 43,6%, nesta ordem. Já o total de SUVs buscados de janeiro a março deste ano alcançou um crescimento de 36,7%, em relação aos três primeiros meses de 2020.

O Jeep Compass obteve 53,6% de crescimento em anúncios na plataforma, no primeiro trimestre, seguido pelo Toyota Hilux, com 34%. Ford Ecosport, com 27,4% de aumento em anúncios na plataforma, Jeep Renegade, com 25,2%, e Honda HR-V, com 23,5%, vêm na sequência. O crescimento no volume total de anúncios de SUVs nos primeiros três meses de 2021 foi de 13,9%.

OLX

Cerca de 80% dos SUVs anunciados e vendidos por meio da OLX, entre janeiro e março deste ano, exibem as cores branca, preta e prata, sendo que cada uma delas representa aproximadamente 25% desta fração. Pouco mais da metade do volume de SUVs inseridos e vendidos no site no período traz motores flex debaixo do capô. Já o câmbio automático está presente em cerca de 70% dos utilitários esportivos anunciados e comercializados por meio da plataforma, enquanto aproximadamente 30% vêm com transmissão manual.

Sobre a OLX Brasil

No Brasil desde 2010, a OLX Brasil tem a missão de empoderar as pessoas a alcançarem seus sonhos, reinventando o modelo de consumo. A empresa é 100% digital e faz isso por meio de tecnologia desenvolvida localmente, ajudando seus usuários a comprar e vender quase tudo de maneira rápida, segura e conveniente. Ao encorajar o reuso, a OLX Brasil contribui com a redução de lixo, de emissões de CO2 e incentiva o uso de recursos naturais, dando aos itens segunda, terceira e até uma quarta vida.

Com a aquisição do Grupo ZAP, concretizada em novembro de 2020, a OLX Brasil passa a contar com duas unidades de negócios: OLX, que segue operando como plataforma horizontal com as categorias de Autos, Imóveis, Bens de Consumo, Empregos e Serviços, além da carteira digital OLX Pay; e ZAP+, totalmente focada em imóveis e responsável pelas marcas ZAP, VivaReal, Data ZAP, Anapro, Inc Pro, Geoimovel, Imobilinks, Conecta Imobi e ZAP Fin. O ZAP+ também passa a comercializar todos os produtos de imóveis das diferentes marcas do grupo.

OLX

A aquisição envolveu a compra de 100% das ações do Grupo ZAP. Os acionistas da OLX Brasil continuam sendo os dois dos principais grupos globais de mídia e investimento em marketplaces: Prosus N.V. (50%), listada na bolsa de Amsterdam e majoritariamente controlada pela Naspers Ltd, e Adevinta ASA (50%), listada na bolsa de Oslo e controlada pelo grupo norueguês Schibsted.

Informações para a imprensa

Máquina Cohn & Wolfe

imprensa@olxbr.com