Vendas de usados em outubro registram queda

Vendas de usados em outubro
Divulgação Fenabrave

Após recorde histórico em 2021, vendas de usados em outrubo mostram movimento de ajuste de mercado

8 de novembro de 2022 – Em outubro, segundo informações da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, as vendas de veículos usados apresentaram retração de 10,9% na comparação com o mês anterior, comando 1.106.049 trocas de titularidade. No acumulado do ano, a baixa é de 10,8% ante 2021.

“Além de outubro ter um dia útil a menos que setembro, vale lembrar que, no ano passado, as transações de usados atingiram a máxima histórica no País, então é natural que aconteça um movimento de acomodação de mercado. No ano, mais de 11,3 milhões de veículos trocaram de titularidade até o momento”, analisa o Presidente da FENABRAVE, Andreta Jr.

Desempenhos por segmento

As transações de automóveis e comerciais leves atingiram um volume de 828.862 unidades em outubro, o que levou o acumulado do ano a superar a barreira de 8,3 milhões de trocas de titularidade. Os modelos com até 3 anos de fabricação corresponderam a 13,6% do total transacionado no mês. No acumulado do ano, a participação desses veículos é de 11,8%.

O segmento de caminhões registrou queda de 10,1% ante o mês anterior, mantendo-se próxima à média mensal no acumulado do ano. Os implementos rodoviários tiveram a menor queda de todo o setor, com 6,3%.    

Os ônibus tiveram retração de 17,2% sobre setembro, mas mantêm resultado positivo no ano, com alta de 9% no acumulado.

O mercado de motocicletas usadas teve baixa de 9,9%. No ano, o segmento registra retração de 6,9%

Acompanhe, na tabela abaixo, o desempenho de cada segmento, em seus volumes e percentuais:

Divulgação

Fenabrave