Com licenciamento de 945 veículos em setembro último, a Kia Motors do Brasil registrou crescimento de 44,9% nas vendas ante igual período do ano passado, quando foram comercializadas 652 unidades da marca. No comparativo com agosto último, a Kia anotou queda de 11,2%, enquanto o mercado interno registrou retração de 14,4%. Mas explica-se pelo fato de que em setembro deste ano foram 19 dias úteis contra 23 de agosto. Além disso, na avaliação de José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors, “efeito eleições e alta do dólar também influenciaram as vendas de setembro”.
No acumulado dos nove primeiros meses do ano, a Kia anotou 8.908 veículos licenciados. O número garante à marca crescimento de 43,3% no comparativo com o mesmo período do ano passado e market share de 0,50%, além da liderança entre as associadas à ABEIFA – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores.
Veículos – O SUV médio Sportage foi o líder de vendas da Kia em setembro, com 400 unidades emplacadas. Na sequência aparecem o comercial leve Bongo e o sedã médio Cerato, com 350 e 110 unidades comercializadas, respectivamente.
“A venda de 350 unidades do caminhão leve Bongo foi uma grata surpresa em setembro. O Bongo obteve um crescimento de 34,62% em relação ao mês anterior”, explica José Luiz Gandini, para quem a importadora projeta fechar o ano com 14 mil unidades licenciadas.