Líder mundial em segurança, a Volvo Cars anunciou que limitará a velocidade máxima em todos os seus carros a 180 km/h a partir do ano modelo 2021. Esta decisão é um alerta da fabricante sueca sobre os perigos do excesso de velocidade principalmente nas estradas.
A Visão 2020 da empresa, que propõe que ninguém seja morto ou gravemente ferido em um novo Volvo até 2020, é uma das visões de segurança mais ambiciosas na indústria automotiva. Porém, percebendo que a tecnologia sozinha não é suficiente para atingir esse objetivo, a marca está ampliando seu escopo para incluir o foco no comportamento do motorista.
Pesquisas da empresa identificaram três preocupações remanescentes com relação à segurança, que constituem lacunas em sua ambição de acabar completamente com ferimentos graves e fatalidades em seus carros. O excesso de velocidade é um deles.
“A Volvo é líder em segurança: sempre fomos e sempre seremos”, disse Håkan Samuelsson, presidente e CEO do Grupo Volvo Car. “Em função de nossa pesquisa, sabemos onde estão as dificuldades quando se trata de acabar com ferimentos graves e fatalidades em nossos veículos. A limitação de velocidade não resolve todos os problemas, mas vale a pena fazer se podemos salvar uma vida”.